AO VIVO
AO VIVO
Home MEIO AMBIENTE Medusa gigante rara é encontrada em praia de Cidreira

Medusa gigante rara é encontrada em praia de Cidreira

por Melissa Maciel
A+A-
Reset
Foto: CBMRS

Um exemplar de uma medusa de tamanho incomum para a costa gaúcha foi encontrado por guarda-vidas nas areias da praia de Cidreira, próximo da guarita 194, na manhã da última quinta-feira, 26/01. De acordo com o sargento França, com formação em Biologia, neste verão tem ocorrido um aumento de 30% desses animais marinhos no litoral do RS e, até o momento, cerca de 20 mil lesões em banhistas foram causadas pelas águas-vivas.  

Esse aumento se dá por dois fatores, segundo o Sargento, a temperatura da água que está mais aquecida, entre 23º e 25º graus, e pelo fato do mar se apresentar mais calmo, favorecendo a aproximação desses animais na costa. A Medusa encontrada em Cidreira tem cerca de 80 cm de diâmetro, os tentáculos chegam a 1,5m a 2m e mesmo morta ela pode causar lesões, devido a permanência das toxinas ativas até 24h depois da sua morte.

A rigor, o ferimento provocado pelas águas-vivas não é uma queimadura, mas um envenenamento da pele causado pelas toxinas liberadas pelas medusas. Faça compressas de vinagre por cerca de 30 segundos para aliviar a dor causada pelas toxinas; não esqueça de aplicar filtro solar na área, pois ela estará mais sensível.

Copyright @2023 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido e criado por Cadô Agência de Marketing