AO VIVO
AO VIVO
Home EDUCAÇÃO Proerd forma mais de 200 alunos em Arroio do Sal

Proerd forma mais de 200 alunos em Arroio do Sal

por Melissa Maciel
A+A-
Reset

Alunos de quatro escolas de Arroio do Sal participaram na noite desta quinta-feira, dia 13, da formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (Proerd). Mais de 200 alunos buscaram o diploma em cerimônia realizada no Ginásio Municipal Jovino Alves Pereira. O Proerd é um programa da Brigada Militar de Arroio do Sal e contou com o apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria da Educação.

Na edição de 2023, os alunos dos 5 °ano das escolas Aracy Gomes Valim, Governador Leonel Brizola, Professor Dietschi e Santos Salvador de Mello, participaram do Proerd. Com a coordenação do instrutor e soldado, Ricardo Moreira, os jovens aprenderam a importância de dizer não às drogas e à violência.

Durante o programa, um dos temas mais salientados durante as aulas foi a importância de ser responsável. Como forma de incentivar a responsabilidade e valorizar o bom comportamento, cada turma elegeu um aluno como o mais responsável, foram eles:

  • Emef Governador Leonel Brizola – 5º ano, turma 51: MATHEUS MOBNER DA SIVA
  • Emef Governador Leonel Brizola – 5º ano, turma 52: LUIS HENRIQUE BITTENCOURT
  • Emef Aracy Gomes Valim – 5º ano, turma A: KETLIN GUARNIERI
  • Emef Aracy Gomes Valim – 5º ano, turma B1: JOÃO PEDRO PEREIRA CARDOSO
  • Emef Aracy Gomes Valim – 5º ano, turma B2: PEDRO CARDOSO ROLDÃO
  • Emef Professor Dietschi – 5º ano: YASMIN CARDOSO GOMES
  • Emef Santo Salvador de Mello – 5º ano: ERICA LOHMANN MENDEL KAIBER
  • Emef Professor Raimundo Fernandes de Oliveira – 5º ano, turma 501:ERIC WESSER
  • Emef Professor Raimundo Fernandes de Oliveira – 5º ano, turma 502: SOPHIA DE MELO FERREIRA

Durante o Proerd, os alunos também escreveram uma redação sobre os ensinamentos do programa com o seguinte título: “Caindo na real”. Dos textos, três foram premiados durante a formatura. Confira abaixo:

  • 3º LUGAR: Escola Governador Leonel Brizola – Turma 51: GABRIELLI DA ROSA VALIN
  • 2º LUGAR: Escola Aracy Gomes Valim – Turma B1: ISABELLA PASSAGLIA DE ARAÚJO
  • 1° LUGAR: Escola Santos Salvador De Melo:MARIA CLARA

O prefeito de Arroio do Sal, Affonso Flávio Angst (Bolão), iniciou seu discurso agradecendo: “eu quero agradecer à Deus por poder estar aqui compartilhando esse momento, um momento muito lindo, um momento que cria, assim, até um certo arrepio na gente, de satisfação e de alegria”, enaltece e segue “compartilhando um belíssimo trabalho desempenhado junto aos alunos pelo soldado Ricardo.”

Flávio ainda parabeniza o soldado pelo trabalho e empenho e destaca o reconhecimento pós Proerd. “A gente viu, na vez anterior que a gente esteve aqui formando os alunos e após a formação o quanto você se torna querido na comunidade”, destaca e acrescenta: “isso também repassa a credibilidade, a confiança e o carinho que toda a população tem por toda a nossa Brigada Militar.”

Olhe aqui a presença dos pais, das mães, de todas as famílias dos alunos! É importante toda essa credibilidade que você está passando, dessa retidão que vocês aprendem na formação de vocês e que você está passando para esses meninos e para essas meninas. A gente tem a certeza que vão sair daqui ou se chegaram aqui é com o intuito de saber ou de ter uma formação de uma retidão para a vida de vocês todos. E, isso é muito importante, eu tenho a certeza, que os familiares de vocês que acompanham vocês aqui, também pensam nisso!

O prefeito ainda parabeniza o Tenente Weber em nome da Brigada Militar de Arroio do Sal e o Assessor de Segurança, Rodrigo dos Santos Silva, que desempenham um trabalho muito importante junto as escolas. Agradece também o capitão Fabricio Stona de Carvalho, que é o comandante regional e também nos auxilia, enviando reforço de Torres e de outras regiões quando necessário. Por fim, agradece o Neco Bolzan, representante do GASP: “é importante frisar também que os recursos que o Poder Público repassa para o GASP e o GASP repassa para a Brigada Militar, auxiliando assim quando precisamos recuperar um veículo da BM, auxiliar no combustível, entre outras demandas.”

Antes de encerrar, Bolão parabeniza toda a equipe da Secretaria da Educação envolvida no projeto. “Estamos aqui mais uma vez fazendo um belo evento e isso tem um pouquinho de cada servidor, principalmente da Secretaria da Educação”, enaltece e destaca: “então, todos vocês, estão de parabéns por terem organizado este evento, os diretores das escolas, os professores, os servidores das escolas.”

Em seu momento de fala durante a formatura, o soldado Moreira reforçou a importância de todos tomarem decisões seguras e responsáveis, para assim serem capazes de fazer escolhas saudáveis, não somente sobre drogas, mas em todos os aspectos de suas vidas. No mesmo sentido, o secretário da Educação, Diego Dias, destaca o poder das escolhas. “Em algum momento de nossas vidas, a gente precisa aprender a dizer não” reflete e questiona: “e, por que não começar dizendo não às drogas e à violência?”. Dias reforça que esses ‘não’ de agora irão proporcionar que cresçam mais confiantes e saudáveis. “Sempre haverá uma pessoa amiga, um familiar ou alguém que os ama e que dirão palavras para os auxiliarem no caminho do bem e que irão acolher vocês”, finaliza.

O presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Marcos Antonio Cardoso da Cunha (Mazinho), agradece o Executivo e a Brigada Militar pela iniciativa do Proerd nas escolas. “Assim como o soldado Ricardo e o secretário Diego falaram, em algum momento da vida, vocês terão que dizer não para as coisas ruins e, sempre, mantenham o diálogo com suas famílias e seus professores para combater as drogas e a manter a violência longe de suas vidas”, frisa e observa: “o não hoje é o futuro de vocês amanhã.”

Participaram da cerimônia, os alunos, familiares, secretários, vereadores e as seguintes autoridades: Comandante do 3° Pelotão de Arroio do Sal e 1° Tenente, Lucas Webber da Costa e Silva ; Comandante do CRPO/Litoral, o tenente e coronel Ney Humberto Fagundes Medeiros; Comandante Do 2° BPAT, o Tenente e Coronel, Noé Jesus Da Costa; Sub Comandante do 2° do BPAT, Major Leonardo da Rosa de Souza; Comandante da 2ª Companhia de Torres, o Capitão Fabricio Stona de Carvalho; Chefe de Departamento de Segurança Pública, Rodrigo dos Santos Silva; presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Marcos Antonio Cardoso Da Cunha; e presidente do Grupo de Apoio a Segurança Pública de Arroio do SaL (Gasp), Jonir José Bonzan.

Fotos: Kauã Moacir Silva dos Santos

Fonte: Ascom PMAS

>> Receba as notícias da Maristela sobre o Litoral Norte gaúcho e o Sul catarinense no seu WhatsApp! Clique aqui e fique bem informado.

Copyright @2023 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido e criado por Cadô Agência de Marketing