AO VIVO
AO VIVO
Home LITORAL SUL CATARINENSE Araranguá/SC levará arborização às áreas verdes gerando vida e bem-estar ao município

Araranguá/SC levará arborização às áreas verdes gerando vida e bem-estar ao município

por Melissa Maciel
A+A-
Reset

O município está em pleno andamento com seu ambicioso projeto de arborização de áreas verdes, visando transformar o cenário urbano e promover uma série de benefícios para a comunidade. O projeto consiste no plantio de 10 mil mudas de árvores frutíferas nativas em locais estratégicos, com o objetivo de criar um ambiente mais saudável e sustentável para todos.

Até o momento, já foram licitadas e plantadas 3.655 mudas em diversos bairros, incluindo Caverazinho, Lagoão e Divinéia, com outras 3 mil mudas a caminho. Além disso, o município já plantou ou doou para plantio outras 5 mil mudas por meio da Fundação Ambiental Municipal (Fama).

As espécies escolhidas para o projeto incluem araçá, ingá feijão, ingá banana, gabiroba, grumixama, cabeludinha e cambuca, todas nativas da região. Essas árvores foram selecionadas devido às suas características particulares, que incluem a produção de frutos e a capacidade de se adaptar ao ambiente local.

Imagem meramente ilustrativa

Benefícios da arborização

De acordo com a Engenheira Ambiental e Diretora de Estudos e Projetos Urbanísticos de Araranguá, Fernanda Rosso, os benefícios da arborização das áreas verdes são abundantes e impactam positivamente a qualidade de vida da comunidade. Dentre eles, destacam-se:

– Purificação e umidade do ar: As árvores auxiliam na remoção de poluentes do ar e aumentam a umidade, tornando o ambiente mais saudável para a respiração.

– Armazenamento de gás carbônico: As árvores desempenham um papel fundamental na captura de dióxido de carbono (CO2), contribuindo para a redução dos efeitos das mudanças climáticas.

– Barreira contra ventos e ruídos: As árvores atuam como barreiras naturais, reduzindo a velocidade dos ventos e amortecendo o ruído das áreas urbanas.

– Interceptação da água da chuva: As copas das árvores ajudam a interceptar a água da chuva, contribuindo para a recarga de aquíferos subterrâneos e aumentando a permeabilidade do solo.

– Auxílio na manutenção da temperatura e oferta de sombra: As árvores fornecem sombra e contribuem para a regulação da temperatura, tornando as áreas verdes mais agradáveis durante os meses quentes.

– Fornecimento de abrigo e alimento para diversos animais: A arborização atrai uma variedade de fauna, proporcionando abrigo e fontes de alimento para pássaros, insetos e outros animais.

– Sensação de bem-estar: Estudos mostram que áreas verdes urbanas promovem o bem-estar físico e mental da população, reduzindo o estresse e melhorando a qualidade de vida.

A iniciativa de arborização das áreas verdes demonstra o compromisso do município com o meio ambiente e a qualidade de vida de seus habitantes. Com o plantio de mudas de árvores frutíferas nativas, a cidade está criando um legado sustentável para as gerações futuras.

Com informações da PMA

>> Receba as notícias da Maristela sobre o Litoral Norte gaúcho e o Sul catarinense no seu WhatsApp! Clique aqui e fique bem informado.

Copyright @2023 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido e criado por Cadô Agência de Marketing