AO VIVO
AO VIVO
Home AGRICULTURA Produção de frutíferas da região é mostrada no Congresso Brasileiro de Agroecologia

Produção de frutíferas da região é mostrada no Congresso Brasileiro de Agroecologia

por Melissa Maciel
A+A-
Reset

Entre os dias 21 e 23 de novembro, os frutos de goiaba, butiá, banana e açaí juçara da região de Torres chegam até pessoas de outros lugares do Brasil e da América Latina por meio de três vídeos. Produzidos pelo Centro Ecológico, os trabalhos foram selecionados para apresentação no 12º Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA), evento referência no setor, organizado pela Articulação Nacional de Agroecologia (ANA ) na cidade do Rio de Janeiro.

“Fico muito contente de estar apresentando esse lado das ripeiras juçara, que o pessoal pode copiar, pode fazer este trabalho pra dar mais produção mais rápido”, disse o produtor de banana orgânica e açaí juçara Nilson Bittencourt, de Morrinhos do Sul. Há algum tempo ele vem experimentando transplantar mudas de três anos de idade ou mais de palmeira juçara que crescem espontaneamente em outros locais, para o bananal. O título do vídeo sobre a experiência é Diversificação e inovação com a palmeira juçara: plantando mudas grandes no bananal.

No vídeo Butiá catarinenses: preservação da cultura e da sociobiodiversidade, o Uriel Röver, de Torres, mostra as diversas possibilidades integradas à preservação, colheita e processamento de um fruto que só cresce no Rio Grande do sul e em parte do estado vizinho de Santa Catarina. “Além de ficar muito feliz a gente fica também fica muito honrado de poder levar um pouco do butiá pra além da nossa região”. Para o jovem agricultor e estudante, o melhor é poder divulgar uma mensagem positiva tanto pelo cultivo do butiá, quanto pela alternativa do ecoturismo, que acaba mostrando um estilo de vida mais sustentável, “que daqui pra frente vai ser cada vez mais importante”.

O vídeo Produção de goiaba orgânica: técnicas de manejo na produção ecológica no litoral norte do RS, é sobre o trabalho da família Martins Rosa, de Torres, na produção de variedades da fruta. No vídeo Por que não eu? Não me julgue pela casca, a agricultora Elisângela Martins mostra que, somente por causa da aparência, alguns frutos são rejeitados pelo mercado, agravando o problema do desperdício de alimentos. Todos os vídeos estão no canal do You Tube Centro Ecológico Agricultura Ecológica.

Dentre 3 mil trabalhos inscritos de todo Brasil, os vídeos foram selecionados junto com outros cinco trabalhos no formato de texto, também sistematizados pelo Centro Ecológico, a partir do conhecimento gerado no dia a dia das famílias agricultoras assessoradas pela ONG.

Fonte: Centro Ecológico

>> Receba as notícias da Maristela sobre o Litoral Norte gaúcho e o Sul catarinense no seu WhatsApp! Clique aqui e fique bem informado.

Copyright @2023 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido e criado por Cadô Agência de Marketing