AO VIVO
AO VIVO
Home AGRICULTURA Simpósio brasileiro e encontro latinoamericano sobre pitaias em Criciúma estão com inscrições abertas

Simpósio brasileiro e encontro latinoamericano sobre pitaias em Criciúma estão com inscrições abertas

por Melissa Maciel
A+A-
Reset

Estão abertas as inscrições para o III Simpósio Brasileiro e I Encontro Latino-americano das Pitaias. O evento acontece nos dias 6, 7 e 8 de março, em Criciúma, promovido pela Associação Brasileira de Produtores de Pitaia (Appibras) com co-promoção da Epagri. Também é possível submeter trabalhos até o dia 1º de fevereiro. Tanto inscrições como submissão de trabalhos devem ser feitas no site do evento

A programação  é composta por palestras, debates e mesas redondas. Entre os temas a serem discutidos estão derivados da pitaia, danos causados por nematóides, industrialização das pitaias, pesticidas químicos e biológicos registrados para manejo das pragas das pitaias no Brasil, biofertilizantes e nematicidas biológico, e uso de luz artificial em pitaias na Angola.

O corpo de palestrantes é formado por profissionais de renomadas instituições. Entre eles, o pesquisador da Estação Experimental da Epagri em Itajaí, Alessandro Borini Lone, que vai falar sobre avanços da pitaia em Santa Catarina. Destaque também para o engenheiro-agrônomo Juan Carlos Piña, mestre em negócios internacionais da Costa Rica, que aborda o tema certificações e especificações de qualidade para exportação.

A programação se completa no dia 8 de março, com visitação a pomar das 8h às 12h, sob coordenação da Epagri. Serão oferecidas informações em três estações: agroindústria e processamento de pitaia, manejo de tratos culturais e cobertura de solo, e sistemas de condução em espaldeira. 

Produção em SC

A produção de pitaia em Santa Catarina vem crescendo exponencialmente nos últimos anos. Na safra 2022/23 o Estado comercializou 2,5 mil toneladas da fruta, crescimento de 40% em comparação com o ciclo agrícola anterior. O movimento econômico foi de R$15 milhões. 

Santa Catarina começou a cultivar pitaia em 2010, com as primeiras mudas plantadas pela família Feltrin, em Turvo. Desde então, a área de cultivo vem crescendo em chegou a 300 hectares em 2022, segundo levantamento da Epagri/Cepa. Esse número se manteve na safra 2022/23. O Sul Catarinense responde 90% da produção no Estado, concentrada nos municípios de São João do Sul, Turvo, Jacinto Machado, Santa Rosa do Sul e Sombrio. 

Fonte: Governo de SC

>> Receba as notícias da Maristela sobre o Litoral Norte gaúcho e o Sul catarinense no seu WhatsApp! Clique aqui e fique bem informado.

Copyright @2023 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido e criado por Cadô Agência de Marketing