AO VIVO
AO VIVO
Home EDUCAÇÃO Torres não está entre as cidades gaúchas que foram contempladas com Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs)

Torres não está entre as cidades gaúchas que foram contempladas com Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs)

por Melissa Maciel
A+A-
Reset

Na manhã de hoje (12), por volta das 10h30min, o Governo federal, por meio do ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou os 100 novos campi de Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) que vão abranger os 26 estados e o Distrito Federal.

O município de Torres esteve mobilizado por meio de uma Comissão de Mobilização Pró-IF Torres, com a participação da comunidade, lideranças comunitárias, poder executivo e legislativo, realizando diversas ações na busca pela implantação de uma unidade em Torres.

De acordo com Rachel Nasser, educadora e coordenadora do “GT Infraestrutura” da Comissão de Mobilização Pró-IF Torres e Região, o mais importante é que se continue mobilizados.

“Foram 100 unidades agora, podem vir mais. A meta do Governo é chegar a mil campi. Hoje são um pouco mais de 600. Nada do que fizemos foi em vão. Todo o trabalho que a gente fez junto, a comunidade, de mobilização, de busca pela área de interesse, abaixo-assinados, divulgar o que é o IF, valeu apena. A prefeitura se envolveu, fez a sua parte, ofereceu cinco opções de locais, sendo duas excelentes. Tudo que precisava ser feito, foi feito. Tínhamos apoio político. No RS eram 30 cidades concorrendo. Cinco foram contempladas dessa vez, 25 ficaram de fora, não só Torres.”, explica a educadora Rachel.

O Rio Grande do Sul receberá cinco novos campi de Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) nas cidades de Caçapava do Sul, São Luiz Gonzaga, São Leopoldo, Porto Alegre e Gramado. O estado de Santa Catarina foi contemplado com três novas unidades: Mafra, Campos Novos e Tijucas.

Investimentos

De acordo com o Governo Federal, o investimento é de R$ 3,9 bi do Novo PAC e contempla, ainda, consolidação de unidades existentes. A iniciativa conta com o envolvimento do Ministério da Educação (MEC), da Casa Civil, do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e do Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO).

Com as novas unidades educacionais serão criadas 140 mil novas vagas, a maioria em cursos técnicos integrados ao ensino médio e a Rede Federal passa a contar com 782 unidades, sendo 702 campi de IFs.

O que são IFs

Os Institutos Federais são instituições de excelência. Oferecem, por meio do ensino, da pesquisa e da extensão, uma formação humana integral a seus estudantes, por meio de cursos — de qualificação profissional, técnicos e de graduação e pós-graduação.

Por suas características, essas instituições assumiram importante papel no desenvolvimento socioeconômico brasileiro. Além de ofertar o melhor ensino médio do País, aferido por avaliações nacionais e internacionais, atrelam suas ações às vocações do território, gerando transformação social, local e regional.

Histórico

A Rede Federal de Institutos foi instituída em 29 de dezembro de 2008 pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva com a sanção da Lei nº 11.892. A nova lei trouxe a criação imediata de 38 Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Dentre esses, foram:

Instituto Federal do Rio Grande do Sul, mediante integração do Centro Federal de Educação Tecnológica de Bento Gonçalves, da Escola Técnica Federal de Canoas e da Escola Agrotécnica Federal de Sertão;

– Instituto Federal Farroupilha, mediante integração do Centro Federal de Educação Tecnológica de São Vicente do Sul e da Escola Agrotécnica Federal de Alegrete;

– Instituto Federal Sul-rio-grandense, mediante transformação do Centro Federal de Educação Tecnológica de Pelotas;

Até 2002, o Brasil tinha 140 escolas técnicas. Entre os anos de 2005 e 2016, houve a maior expansão da história da Rede Federal, que é formada pelos IFs; por dois Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets), 22 Escolas Técnicas vinculadas às universidades, o Colégio Pedro II e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Nesse período, foram criados 422 campi, sendo 214 entre 2005 e 2010, além de 208 entre 2011 e 2016. Também foram entregues ou incorporadas à Rede outras 92 unidades. Atualmente, são 682 unidades e mais de 1,5 milhão de matrículas. Com os novos 100 campi, a Rede Federal passa a contar com 782 unidades, sendo 702 campi de IFs.

>> Receba as notícias da Maristela sobre o Litoral Norte gaúcho e o Sul catarinense no seu WhatsApp! Clique aqui e fique bem informado.

Copyright @2023 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido e criado por Cadô Agência de Marketing