AO VIVO
AO VIVO
Home DIOCESE DE OSÓRIO “Alarga o espaço da tua tenda” é tema do artigo dessa semana do bispo da Diocese de Osório

“Alarga o espaço da tua tenda” é tema do artigo dessa semana do bispo da Diocese de Osório

por Melissa Maciel
A+A-
Reset

Em uma mensagem vibrante de comprometimento e ação, o bispo da Diocese de Osório, dom Jaime Pedro Kohl, destacou a importância do tema “Alarga o espaço da tua tenda”, inspirado em Is 54, 2, presente no terceiro capítulo do texto base da Campanha da Fraternidade. Esta expressão não apenas convida à reflexão, mas também instiga à prática.

A metáfora de estender as peles, esticar as cordas e fincar bem as estacas para acolher aqueles que retornam da dispersão é profundamente significativa. Dom Jaime ressaltou a necessidade de abandonar preconceitos e trabalhar em conjunto para avançar em direção a uma cultura do encontro e diálogo.

“Quando a fraternidade se torna valor nas culturas”, afirma o bispo, “quando uma sociedade valoriza as diferenças e estabelece processos de unidade, comunhão e fraternidade, estamos no ambiente da amizade social”. Ele enfatizou a importância de agir em níveis pessoais, comunitários e sociais para superar o individualismo e promover a amizade social.

Contudo, o bispo lamentou que alguns não compreendam a importância da Campanha da Fraternidade, chegando até mesmo a se opor a ela. Ele desafiou a todos a não deixarem que a essência da Campanha da Fraternidade seja obscurecida, enfatizando que ela é uma ação pastoral orgânica da Igreja, um esforço de evangelização e educação que busca gerar convicções e atitudes evangélicas.

Leia na íntegra:

Alarga o espaço da tua tenda

O terceiro capítulo do texto base, inspirado em Is 54, 2, traz como título: “Alarga o espaço da tua tenda”. Uma imagem muito significativa que convida a todos a não se contentarem com bonitas e apaixonantes reflexões, mas a passarem à ação.

Estender as peles, esticar as cordas e fincar bem as estacas, expandindo para a direita e para a esquerda para acolher o povo que volta da dispersão é muito significativo. Se conseguirmos partir de um mínimo ponto comum e trabalharmos juntos, abandonando os preconceitos, daremos grandes passos em direção à cultura do encontro e do diálogo.

Quando a fraternidade se torna valor nas culturas, quando uma sociedade, valorizando as diferenças, estabelece e mantém processos, mecanismos e instrumentos de unidade, comunhão e fraternidade, podemos então dizer que estamos num ambiente de amizade social (126).

Depois são apresentadas várias dicas de atuação a nível pessoal, comunitário e social, indicando caminhos concretos na superação do hiperindividualismo e da alterofobia, por meio do remédio da amizade social. Ao diagnóstico das doenças identificadas, precisa-se aplicar o remédio: pequenas doses de amizade social.

A eterna criatividade de Deus nos fez únicos, portanto, diferentes. Mas nossas diferenças no ser, pensar e agir não podem nos separar ou dividir. Essas diferenças são riquezas, oportunidades de crescimento. A Campanha da Fraternidade (CF) é uma oportunidade de formação das consciências no comportamento humano e cristão, de edificação para a fraternidade e amizade social entre os brasileiros.

É importante que as pessoas entendam que a CF é uma Campanha, um conjunto de ações que devem envolver toda a Igreja, transbordando para toda a sociedade. É uma ação pastoral orgânica da Igreja! Um esforço de evangelização e educação, que busca gerar convicções e atitudes evangélicas.

Pena que alguns não entendam e até joguem contra. Se conseguíssemos quantificar em números e traduzir em imagens o bem realizado nesses 60 anos de CF, ficaríamos espantados. Não deixemos que nos roubem a Campanha da Fraternidade.

Dom Jaime Pedro Kohl – Bispo de Osório

>> Receba as notícias da Maristela sobre o Litoral Norte gaúcho e o Sul catarinense no seu WhatsApp! Clique aqui e fique bem informado.

Copyright @2023 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido e criado por Cadô Agência de Marketing