AO VIVO
AO VIVO
Home LITORAL NORTE GAÚCHO Litoral Norte registra primeira morte por dengue em 2024

Litoral Norte registra primeira morte por dengue em 2024

por Anderson Weiler
A+A-
Reset

A Secretaria Estadual da Saúde confirmou na última quinta-feira (21), mais 5 mortes por dengue no Rio Grande do Sul. Entre elas, a primeira registrada neste ano no Litoral Norte. A vítima é um homem de 58 anos de Capão da Canoa e, segundo as autoridades sanitárias, seu óbito ocorreu em 13 de março sendo que a doença foi contraída durante viagem à Paraíba.

Segundo dados do Painel da Dengue da Secretaria Estadual da Saúde, na quinta-feira, a região contabilizava 100 casos confirmados e 286 em investigação. Em Torres, até a última quarta-feira (20), tinha 31 casos da doença, sendo 20 autóctones, ou seja, infectados dentro do município, e estão distribuídos em seis bairros, sendo 10 casos no Getúlio/Predial, 3 no Centro, 3 no Jardim Eldorado, 2 na Itapeva e um caso no Stan e na Praia da Cal”. Os outros 11 casos foram contraídos fora do município.

Segundo informou o Centro Estadual de Vigilância em Saúde, as cinco pessoas apresentavam doenças pré-existentes. Além da morte em Capão da Canoa, morreram um homem de 83 anos, de Novo Hamburgo (óbito em 15 de março), um homem de 34 anos, de Novo Hamburgo (óbito em 18 de março), uma mulher de 77 anos, de Carazinho (óbito em 15 de março) e um homem de 59 anos, de Gravataí, que morreu em João Pessoa/PB (óbito em 19 de março).

Em 2024, em todo o estado são 27.841 casos confirmados com 14.224 em investigação e 34 mortes.

A Secretaria Estadual da Saúde reforça a importância de que a população procure atendimento médico nos serviços de saúde logo nos primeiros sintomas, que são: febre alta (39°C a 40°C), com duração de dois a sete dias, dor retro-orbital (atrás dos olhos), dor de cabeça, dor no corpo, dor nas articulações, mal-estar geral, náusea, vômito, diarreia, manchas vermelhas na pele, com ou sem coceira.

A busca por atendimento no começo da manifestação das sensações de desconforto físico é uma maneira de evitar o agravamento da doença e a possível evolução para óbito. A SES indica o uso de repelente também para proteção individual contra o Aedes aegypti.

Com informações SES

Foto: Lauren Bishop

>> Receba as notícias da Maristela sobre o Litoral Norte gaúcho e o Sul catarinense no seu WhatsApp! Clique aqui e fique bem informado.

Copyright @2023 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido e criado por Cadô Agência de Marketing