AO VIVO
AO VIVO
Home LITORAL NORTE GAÚCHO Corpo de Bombeiros realiza palestra de evacuação em escola de Torres

Corpo de Bombeiros realiza palestra de evacuação em escola de Torres

por Anderson Weiler
A+A-
Reset

Foi realizada na manhã da última quinta-feira (18), uma palestra de evacuação na Escola Estadual Marcílio Dias de Torres, pelo Corpo de Bombeiros da cidade.

Cerca de 700 alunos foram orientados como agir de maneira correta para sair de um local com sinistro de incêndio e a educação necessária para minimizar e combater os sinistros de emergência nas escolas.

O Tenente Rafael, comandante do Corpo de Bombeiro de Torres, explica como ocorreu a ação.

“Fizemos uma simulação como se eles tivessem chamado o Corpo de Bombeiros para uma ocorrência de incêndio, e juntamente com os professores executamos a evacuação das salas de aula, em uma situação em que as crianças tinham recebido um treinamento prévio, cada turma foi designado um monitor para auxiliar os professores na saída e contagem dos alunos e orientação de deslocamento das turmas a um ponto de encontro previamente definido”, relata o Tenente.

Obrigatório em vários países, os treinamentos de evacuação de incêndio, por exemplo, não são comuns na maioria das escolas brasileiras. A simulação de evacuação em caso de incêndio envolve a todos, do diretor aos alunos. Em uma emergência é preciso saber não apenas aonde ir, mas em quanto tempo e quais as rotas mais seguras que devem seguir.

Em caso de emergência, é importante seguir algumas orientações: não sendo possível eliminar o fogo, abandone o edifício rapidamente, pelas escadas. Ao sair, feche todas as portas atrás de si, sem trancá-las; não utilize o elevador como meio de escape; não sendo possível abandonar o edifício pelas escadas, permaneça no pavimento em que se encontra, aguardando a chegada do Corpo de Bombeiros; somente suba ao terraço se o edifício oferecer condições de evacuação pelo alto, ou se a situação o exigir.

Participaram da ação, além do Tenente, o Sargento França, o Sargento Deboni, o Sargento Da Costa, SD Folleto e SD Souza.

Fotos: CBMT

>> Receba as notícias da Maristela sobre o Litoral Norte gaúcho e o Sul catarinense no seu WhatsApp! Clique aqui e fique bem informado.

Copyright @2024 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido e criado por Cadô Agência de Marketing