AO VIVO
AO VIVO
Home DIOCESE DE OSÓRIO O itinerário espiritual da Semana Santa

O itinerário espiritual da Semana Santa

por Melissa Maciel
A+A-
Reset

A Igreja Católica deu início, no último domingo (24), a Semana Santa com a celebração do Domingo de Ramos. A Semana Santa se estenderá até o próximo domingo (31), com o domingo de páscoa.

A Semana Santa é o momento central da liturgia católica romana e é a semana mais importante do ano litúrgico, quando se celebram de modo especial os mistérios da paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo.

Neste tempo litúrgico, em todas as comunidades eclesiais da Igreja Católica no mundo e no Brasil, os cristãos católicos revivem os passos da paixão, morte e ressurreição de Cristo, trilhando com Ele um caminho de conversão. Acompanhe abaixo os ritos e os sentidos de cada dia da celebração do Tríduo Pascal.

QUINTA-FEIRA SANTA

Na Quinta-feira Santa, destaca-se o ritual do Lava-pés, recordando a última ceia de Jesus com seus discípulos, enfatizando o serviço e a humildade. O bispo ou o padre, que lava os pés de algumas pessoas da comunidade, está imitando Jesus no gesto; não como uma peça de teatro, mas como compromisso de estar a serviço da comunidade, para que todos tenham a salvação, como fez Jesus. Nesse dia também é realizada a instituição da Eucaristia e do sacerdócio católico.

SEXTA-FEIRA SANTA

A Sexta-feira Santa é marcada pela contemplação da Paixão de Cristo e pela veneração da santa cruz. A Igreja nos propõe esta meditação para nos ajudar a rezar e a mergulhar na doação e na misericórdia de Jesus que se doou por nós. Em muitas paróquias e comunidades são realizadas a encenação da Paixão, da Morte e da Ressurreição de Jesus Cristo por meio da meditação das 14 estações da Via-Crucis.

SÁBADO SANTO

O Sábado Santo, embora pareça vazio, é um período de espera e reflexão sobre a morte de Cristo e Sua descida à mansão dos mortos, preparando-se para a Vigília Pascal.

Durante a Vigília Pascal, a Igreja permanece junto ao sepulcro de Cristo, aguardando Sua Ressurreição. A bênção do fogo, a procissão do Círio Pascal e a proclamação da Páscoa destacam a alegria da ressurreição, enquanto a liturgia da Palavra enfatiza a coerência das Escrituras em relação a Cristo.

DOMINGO DE PÁSCOA

O Domingo da Ressurreição é o ápice da Semana Santa, celebrando a passagem de Jesus da morte para a vida, não apenas como uma lembrança, mas como uma realidade viva e presente na vida dos fiéis.

A presença de Jesus ressuscitado não é uma alucinação dos Apóstolos. Quando dizemos “Cristo vive” não estamos usando um modo de falar, como pensam alguns, para dizer que vive somente em nossa lembrança.

Com informações da CNBB.

Copyright @2023 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido e criado por Cadô Agência de Marketing