AO VIVO
AO VIVO
Home ESPECIAL JORNAL DO MAR Enchente de 1974 e Ciclone Catarina: as tragédias que devastaram Torres e região

Enchente de 1974 e Ciclone Catarina: as tragédias que devastaram Torres e região

por Anderson Weiler
A+A-
Reset

Enchente completou 50 anos e Catarina completou 20 anos, ambas aconteceram no mês de março e praticamente no mesmo dia

Já imaginou você morar em uma localidade distante da região central da cidade e ao sair do seu bairro, ter que deixar o seu carro no caminho e retornar a pé? Imagine você dormindo em sua casa e de repente o vento começa a se intensificar ao ponto de levar a sua casa, tremer prédios e devastar a cidade?

Água invadiu casas e pessoas ficaram desabrigadas na região | Arquivo PMPG

Parece cenas de filme de terror, mas foram momentos vividos por moradores de Torres e da região no ano de 1974 e em 2004. Há 50 anos, uma enchente, inundou diversas áreas do Litoral Norte gaúcho e do Sul catarinense, inclusive há muitos relatos da “enchente de Laguna”. O fato deixou dezenas de mortos e famílias desabrigadas. Trinta anos depois, em 2004, o Ciclone Catarina, o único registrado no Sul do Brasil com força de furacão, atingiu a região e devastou a cidade, deixando rastro de destruição nas cidades.

Mas você sabe o que esses dois casos tem em comum, além de ter destruído as cidades, deixado dezenas de mortos e pessoas desabrigadas? Eles aconteceram na mesma época do ano, alguns dizem que no mesmo dia, pois há registros da enchente no dia 24 de março de 1974 e o Catarina iniciou a sua formação também no dia 24, atingindo a costa até o dia 28 de março de 2004.

Confira a Reportagem Especial completa, que inclui relatos e fatos históricos da Enchente de 1974 e do Ciclone Catarina. Conheça detalhes de quem viveu as tragédias e relata em detalhes, na edição de hoje (29), impresso e/ou digital, do Jornal do Mar, o jornal da Rádio Maristela. Assine pelo (51) 9 8179-6400 ou pelo site jornaldomar.com.br.

>> Receba as notícias da Maristela sobre o Litoral Norte gaúcho e o Sul catarinense no seu WhatsApp! Clique aqui e fique bem informado.

Copyright @2023 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido e criado por Cadô Agência de Marketing